Postagens

Mostrando postagens de Julho 9, 2013

Dilma é vaiada mais uma vez...

A ausência da presidente Dilma Rousseff na Marcha dos Prefeitos, evento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), foi vaiada na manhã desta terça-feira, 9, pela plateia que participa do evento. 
A participação da presidente estava prevista para a abertura do evento, mas o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, anunciou que ela participará só nesta quarta-feira, 10.
Ziulkoski interveio após as vaias dos representantes das prefeituras: "Eu não vejo razão nenhuma de vaias, porque ela confirmou presença para amanhã [quarta]. Temos que trabalhar como democratas", afirmou
No início da cerimônia, foram ouvidos alguns gritos isolados "cadê a Dilma?". A presença da presidente nesta manhã estava prevista na programação, mas não está na agenda do Palácio do Planalto, divulgada na noite dessa segunda. Segundo o documento, Dilma tem apenas reuniões com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com as ministras Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e de C…

Formas de nomeação de Diretores de escola serão debatidas no senado...

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (9), a realização de audiência pública para que os senadores debatam o atual processo de escolha de diretores das escolas públicas no país.
O pedido partiu da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que destacou o fato de a maioria dos diretores ocuparem seus cargos a partir de indicações políticas. Na opinião da parlamentar, critérios técnicos precisam ser estudados, assim como instrumentos de valorização do mérito profissional.
A audiência deve ser realizada após o recesso parlamentar de julho, com a participação de especialistas e autoridades da área da educação.

Lei da Ficha Limpa pode ter mudanças...

Os deputados que integram o grupo de trabalho criado para estudar mudanças nas regras eleitorais se articulam para fazer mudanças na Lei Complementar 135, de 2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa. Para isso, um anteprojeto de lei já foi esboçado e, caso tenha apoio das lideranças, pode ser apresentado e votado ainda neste ano. A proposta será assunto da reunião de líderes desta terça-feira. (09).
Entre as mudanças propostas no anteprojeto, está a que trata do prazo para início da contagem do tempo de oito anos de inelegibilidade para os condenados, ponto crucial da Lei da Ficha Limpa. De acordo com a lei, esse prazo começa a ser contado após o cumprimento da pena de reclusão. A proposta do grupo de trabalho é de reduzir esse tempo, subtraindo desses oito anos o período transcorrido entre a decisão do colegiado que o condenou e o trânsito em julgado. Dessa forma, todo o tempo que os condenados passaram apresentando recursos seria descontado da pena de inelegibilidade.

Greve geral...

Na próxima quinta-feira (11) , milhões de profissionais de setores estratégicos, como o metalúrgico, o de petróleo, o de transportes e o serviço público, prometem cruzar os braços em pelo menos 14 estados. Os pleitos são diversos: vão desde o reajuste para os aposentados à redução da jornada de 40 horas semanais.

A greve terá participação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) e CGTB (Central Geral de Trabalhadores Brasileiros). O Movimento dos Sem-Terra e a UNE (União Nacional dos Estudantes) também devem participar.


Educação: Governo do RN reconhece dívidas com professores, mas não fala em pagamento...

O pagamento da letra prometida pela governadora foi cobrado na audiência com a secretária de educação. Betânia Ramalho se ateve a dizer que havia coisas atrasadas, mas que não trataria disso naquele momento.
Para o coordenador geral José Teixeira, a secretária nega-se a tratar da pauta porque, além de ser indiferente com os profissionais da educação, não tem a capacidade de estabelecer o diálogo.
Apesar do agendamento de uma nova audiência para a segunda semana de julho, nada faz crer que Betânia Ramalho trará, pelo menos, a justificativa de por que deixou de cumprir com o que foi prometido à categoria.
Na audiência com secretária apenas dois pontos foram discutidos:
O primeiro foi o pagamento e a implementação do terço de hora atividade para os profissionais de sala de aula com jornada semanal de 24 horas. Que teve duas perspectivas: a primeira, com a promessa da secretária em implementar esse direito até o mês de agosto. O segundo aspecto foi extremamente polêmico. O Procurador do Esta…

Sesap divulga boletim de casos de Dengue...

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta segunda-feira (08), boletim com dados da incidência da doença durante o primeiro semestre de 2013 (até o dia 29 de junho), o que corresponde à Semana Epidemiológica nº 26.
O Rio Grande do Norte acumula 11.288 casos notificados como suspeitos de dengue, sendo 3.193 confirmados. No mesmo período do ano de 2012, esses números foram, respectivamente, 28.390 e 11.041, o que aponta um decréscimo no quantitativo de casos. No primeiro semestre de 2013 foram confirmados cinco óbitos causados por dengue, sendo três por complicações da doença e dois por febre hemorrágica do dengue.
O RN possui 63 municípios com incidência alta da doença, 34 com incidência média, 48 com incidência baixa e 22 considerados como de incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Pau dos Ferros (1.273), Natal (1.258), Currais Novos (539), Santa Cruz (515) e…