Postagens

Mostrando postagens de Julho 13, 2010

Eleições 2010: Agenda dos governadoráveis do RN...

Imagem
O candidato Carlos Eduardo (PDT) cumpre nesta terça-feira (13) compromissos em Brasília, com possível definição de participação da presidenciável Dilma Rousseff (PT) na campanha do ex-prefeito.
Simone Dutra (PSTU) participa de reunião na sede do Sindicato de Águas (Sindágua) com movimentos sociais para organizar ato em defesa da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), às 9 horas.
Iberê Ferreira de Souza (PSB) participa de caminhada no bairro de Brasília Teimosa, ás 16 horas e depois, responde a perguntas dos empresários do setor de engenharia e construção no Crea. No final da noite, o candidato participa da inauguração do comitê de Geraldão do PT (lançamento da candidatura) e do lançamento da candidatura do deputado Gustavo Carvalho.
Sandro Pimentel (Psol) reúne a coordenação da Campanha durante a manhã para elaborar estratégias para as eleições e a tarde, tem reunião agendada com Sônia Godeiro, candidata a deputada estadual.
Rosalba Ciarlini tem agenda programada com participação e…

RN tem 2,2 milhões de eleitores...

O Rio Grande do Norte tem atualmente 2.246.691 eleitores, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Distribuídos em 1.570 locais de votação e 6.899 seções eleitorais.
Nova Cruz aparece como o 10º colégio eleitoral com mais de 28 mil eleitores.
As cidades que apresentam maior número de eleitores são:
Natal (524.497), Mossoró (159.030), Parnamirim (96.406), São Gonçalo do Amarante (60.087), Ceará-Mirim (48.101), Macaíba (44.923), Caicó (43.855), Assú (38.892), Currais Novos (32.581), Nova Cruz (28.235), Santa Cruz (24.849) João Câmara (23.980), São José de Mipibú (23.628).
Um total de 18 municípios registrou menos de 3 mil eleitores. São eles:
Jardim de Angicos (2.479), Vila Flor (2.243), Monte das Gameleiras (2.737), Pedra Preta (2.682), Lagoa de Velhos (2.928), Santana do Seridó (2.190), Bodó (2.728), Francisco Dantas (2.615), Água Nova (2.329), Pilões (2.932), João Dias (2.305), Major Sales (2.674), São Fernando (2.926), Timbaúba dos Batistas (2.089), Galinhos (2.13…

PRE - RN pede impugnação de 26 candidatos

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte ingressou, ontem, segunda-feira(12) com 38 ações de impugnação de registro de candidatura contra 26 candidatos, seis partidos políticos e seis coligações que não apresentaram os requisitos exigidos pela legislação eleitoral para se candidatarem às eleições 2010.
Das 26 ações contra candidatos, 23 dizem respeito à falta do comprovante de desincompatibilização, contrariando a lei que determina que “o pré-candidato deve comprovar o afastamento efetivo, real ou de fato de suas funções nos prazos previstos na legislação”.
Segundo a PRE/RN, 23 candidatos não conseguiram comprovar o desligamento dos cargos que ocupavam, embora as ações deixem claro que a irregularidade pode ser sanada no decorrer do processo.
Da lista apresentada constam os nomes da ex-governadora e candidata ao senado Wima de Faria e seu companheiro de chapa Hugo Manso, como também do candidato a deputado estadual Claúdio Porpino.

VEJA A LISTA COMPLETA:

Wilma de Faria
Amaro…

Potiguares são pegos no "Ficha Limpa"...

O ex-prefeito Amaro Saturnino(PSDB) e a vereadora Sargento Regina(PDT), candidatos a deputado estadual, tiveram o pedido de impugnação de suas candidaturas por se enquadrarem no projeto da “Lei do Ficha Limpa”.
Segundo o procurador regional eleitoral, Ronaldo Sérgio Fernandes, Sargento Regina foi julgada e condenada por um colegiado, no caso, o Tribunal de Justiça do RN, e se enquadra na “Lei do Ficha Limpa”.
A mesma coisa vale para Amaro Saturnino que foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) pelo crime de uso de documento falso para fins eleitorais, o que também configura inelegibilidade pela “Lei da Ficha Limpa”. Segundo a “Lei do Ficha Limpa”, o candidato não pode disputar uma eleição se já tiver sido julgado e condenado por um colegiado.
Fonte: Blog oliveirawanderlei

Eleições 2010: Mais segurança para democracia...

Novidade nas eleições no Brasil, o eleitor terá que apresentar, para poder votar no pleito de 3 de outubro, além do título de eleitor, um documento de identificação com fotografia.
Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.
Certidão de nascimento e de casamento não serão aceitas. Outras possibilidades, como a apresentação de cópias autenticadas de documentos, serão resolvidas caso a caso pelo mesário ou pelo juiz eleitoral.
A exigência foi incluída na minirreforma eleitoral sancionada em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto.
O uso de telefones celu…